terça-feira, 4 de fevereiro de 2014



Chamada de Artigos

A Revista Posição é uma publicação mensal do GPDS (Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade) e recebe artigos em fluxo contínuo. Para seu primeiro número, referente ao mês de janeiro, excepcionalmente, receberá artigos até o dia 10 de fevereiro de 2014. Os artigos devem seguir as normas de publicação constante nas Diretrizes para autores, constante em Sobre no site da revista. Para realizar a submissão, entre no portal REDELP e efetive o seu cadastro na Revista Posição.


A Revista Posição é uma publicação eletrônica e mensal do GPDS- Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade, da Faculdade de Ciências Sociais/UFG – Universidade Federal de Goiás. O seu objetivo é realizar uma publicação acadêmica especializada em artigos de opinião, no sentido tradicional do termo, ou seja, diferenciados de artigos científicos que possuem toda uma estrutura formal, relação com pesquisas, métodos e outros requisitos da produção acadêmica. Os artigos de opinião são geralmente publicados em jornais, sendo muito mais curtos e sem estar relacionado com pesquisa, reflexões profundas de caráter teórico, científico ou filosófica. O grau de simplicidade, o tamanho do artigo, varia, de acordo com o autor, espaço de publicação, etc. No caso da Revista Posição, tais artigos não são meras opiniões, tal como as contidas nas representações cotidianas, e sim a manifestação de uma posição (ponto de vista, tese, convicção, etc.) do seu autor, sem que seja produto de pesquisa (científica, filosófica, etc.) e siga os parâmetros instituídos por elas. Contudo, também é mais complexa do que os artigos de opinião que apenas manifestam posições sem justificá-las e fundamentá-las.


Normas de Publicação:


REVISTA POSIÇÃO

A Revista Posição é uma publicação eletrônica e mensal do GPDS- Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade, da Faculdade de Ciências Sociais/UFG – Universidade Federal de Goiás. O seu objetivo é realizar uma publicação acadêmica especializada em artigos de opinião, no sentido tradicional do termo, ou seja, diferenciados de artigos científicos que possuem toda uma estrutura formal, relação com pesquisas, métodos e outros requisitos da produção acadêmica. Os artigos de opinião são geralmente publicados em jornais, sendo muito mais curtos e sem estar relacionado com pesquisa, reflexões profundas de caráter teórico, científico ou filosófica. O grau de simplicidade, o tamnho do artigo, varia, de acordo com o autor, espaço de publicação, etc. No caso da Revista Posição, tais artigos não são meras opiniões, tal como as contidas nas representações cotidianas, e sim a manifestação de uma posição (ponto de vista, tese, convicção, etc.) do seu autor, sem que seja produto de pesquisa (científica, filosófica, etc.) e siga os parâmetros instituídos por elas. Contudo, também é mais complexa do que os artigos de opinião que apenas manifestam posições sem justificá-las e fundamentá-las. Nesse sentido, é fundamental seguir as normas de publicação abaixo especificadas.
Só serão aceitos para publicação os artigos que seguirem rigidamente as normas de publicação abaixo especificadas.
No aspecto formal é exigido:
a)      Título com fonte Times New Roman, tamanho 14, maiúsculas, negrito, centralizado;
b)      Duas linhas em branco.
c)      Nome do autor, fonte Time New Roman, 12, negrito, somente as iniciais maiúsculas, alinhado à direita.
d)     Linha em branco.
e)      Minibiografia do autor, instituição e titulação, fonte Times New Roman, 09, alinhado à direita, com recuo de 10 cm.
f)       Duas linhas em branco.
g)      Início do artigo, sem título, fonte Time New Roman, 12, espaço 1,5 entrelinhas, sem espaço entre parágrafos, recuo de 1, 5 cm na primeira linha, justificado.
h)      Os demais parágrafos devem seguir as mesmas indicações.
i)        Como se trata de artigos curtos e de opinião, solicita-se evitar citações, principalmente as que tenham mais de três linhas.
j)        As citações de até três linhas devem vir entre aspas e os dados do autor/obra citada, no sistema autor-data (Chicago), por exemplo:
Segundo Marx (1983, p. 84), “a dialética é revolucionária” ou então:
Alguns autores defendem a tese de que a Rússia instituiu não o socialismo, mas o capitalismo de Estado (Korsch, 1977; Mondolfo, 1980; Wagner, 1980; Bettelheim, 1977).
k)      As citações com mais de três linhas, que devem ser evitadas e utilizadas tão-somente quando estritamente necessário, devem vir em parágrafo separado, com espaço 6 anterior e posterior, recuo de paragrafo de 4 cm, contendo a referência (autor, data, página).
l)        Se houver referências bibliográficas, essas devem vir no final do texto, após uma linha em branco, com o título “Referências” e após outra linha em branco, iniciar a lista seguindo as regras da ABNT.
m)    O tamanho mínimo do artigo é de uma (01) página e o máximo é de cinco (5).
n)      Só serão publicados os artigos que seguirem rigorosamente as regras acima delimitadas.
o)      Os artigos devem ser submetidos no sistema Seer, no portal REDELP – Rede Livre de Publicação.

No aspecto do conteúdo é exigido:

a)      Não são aceitos artigos com conteúdos racistas, preconceituosos, ofensivos, retóricos.
b)      Os textos devem conter a emissão de uma tese (opinião, ponto de vista, posição) e sua fundamentação, através da utilização de argumentos e informações.
c)      Os temas abordados devem ser relevantes no aspecto teórico, acadêmico, político ou social.
d)     Os artigos deverão ser inéditos e em raros casos serão aceitos artigos já publicados em outros lugares, devendo ser acompanhado de justificativa para sua possível republicação.
e)      Os artigos são de responsabilidade dos seus autores.
f)       Qualquer problema de ordem jurídica ou legal, cabe ao autor assumir a responsabilidade.

Os artigos são recebidos em fluxo contínuo e sua publicação depende, após aprovação, da pauta e planejamento da revista, bem como do número de artigos acumulados, entre outros aspectos, sendo que não tem prazo máximo para tal, e, caso o autor queira cancelar a publicação, deve fazê-lo imediatamente após sua decisão.
Qualquer aspecto omitido nas presentes normas será resolvido pelo editor e/ou conselho editorial.


O Editor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GPDS